Gestão da Vida: a importância de se organizar

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje mesmo, em um grupo de Whatsapp, li essa mensagem de uma pessoa: “alguém sabe como fazer o dia ter mais de 24 horas?”

Quem nunca se fez essa pergunta ou desejou tal acontecimento?

No entanto, algo que definitivamente precisamos compreender é que não temos o poder de gerenciar o tempo. Ele é único e exatamente o mesmo para todos nós. Um dia é composto por 24 horas, independente de sua situação emocional, posição financeira ou social. Precisamos então aprender a gerenciar nossas Vidas para que dessa forma possamos aproveitar da melhor forma possível o presente que nos é dado a cada amanhecer.

E, para isso, existem algumas dicas básicas, porém extremamente úteis para nos tornarmos mais produtivos ao longo dessas 24 horas.

  • Mantenha um padrão mínimo de organização

Isso é fundamental para nos tornarmos mais produtivos e melhorarmos nossa performance, seja no trabalho, seja em nossa vida pessoal. Já existem pesquisas científicas que comprovam que um ambiente desorganizado, com bagunça, gera desânimo e torna as pessoas mais reativas e improdutivas.

Você não precisa ser um perfeccionista, mas pode buscar maneiras práticas de manter aquilo que precisa, que usa com frequência, mais próximo ao seu alcance. Lembre-se que quando sabemos exatamente onde as coisas estão economizamos um tempo precioso tendo que procurá-las de maneira aleatória.

  • Identifique quais são suas prioridades 

O que você faz que realmente gera resultados para você? A resposta para essa pergunta deve entrar na sua lista de prioridades. Faça uma análise das suas atividades diárias, incluindo um tempo para si mesmo e o tempo com a família. Após essa reflexão sugiro a criação de pequenos check-lists elencando em ordem de importância seus compromissos diários e semanais.

  • Mantenha sua agenda atualizada 

Quando você consegue visualizar seus compromissos, facilmente consegue identificar momentos do seu dia onde possui disponibilidade para encaixar compromissos que até então você acreditava ser impossível realizar pela “falta de tempo”. Isso evita que assuntos importantes sejam deixados de lado pelo simples fato de um esquecimento ou acúmulo de atividades em um mesmo horário.

Quando aplico a ferramenta de planejamento semanal com meus clientes a frase que comumente ouço é: “Nossa, me organizando entendi que tenho tempo para muitas coisas!”

  • Diferencie urgente x importante

Costumo fazer uma definição simples sobre o urgente x importante. O importante são todas as atividades que você realiza e que geram resultados positivos em sua vida e em seu trabalho. Quando mantemos uma rotina de tarefas, o importante costuma ser cumprido dentro dos prazos corretos, evitando estresse e cobranças desnecessárias. No entanto, quando não consigo manter essa rotina e aquilo que é importante começa a ser deixado de lado, essa tarefa em pouco tempo torna-se urgente, o que aumenta consideravelmente o nível de estresse e a margem de erros, pois a pressão para o cumprimento é muito grande. É quando deixo de apresentar um relatório no tempo correto, por não ter me organizado da forma como era necessário, e preciso fazer hora extra para entregá-lo no dia seguinte, pois a diretoria irá se reunir e necessita daquela análise. Outro exemplo: quando faço a manutenção correta do meu carro estou prevenindo problemas e isso é Importante. Mas, por não administrar corretamente meu tempo, deixo de fazer essa manutenção, então em uma viagem o carro sofre uma pane e preciso chamar um guincho. Chamar o guincho é algo Urgente, em decorrência da falta do cumprimento daquilo que era importante.

  • Exerça gratidão

Uma das coisas mais importantes que nos ajuda a perceber nosso nível de produtividade é quando encerro meu dia fazendo uma reflexão sobre todos os fatos que aconteceram e ao invés de ficar me lamentando pelo que não fiz ou pelo que aconteceu de errado, começo a agradecer por cada conquista, cada vitória por menor que possa parecer. A gratidão é um estilo de vida, e que se praticado diariamente irá gerar em você o desejo de fazer coisas novas, se lançar em desafios, porque mais importante do que simplesmente fazer, é saber que você fez o seu melhor!

Espero que essas dicas possam incentivá-lo a buscar a vida com maiores resultados, porém sem o estresse e a loucura do urgente.

Por fim, gostaria de deixar uma frase muito interessante e que nos causa uma reflexão bem importante:

QUEM NÃO SE ORGANIZA, AGONIZA!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Artigo escrito pela Coach Flavia Kobal, membro da Companhia do Coaching.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *