Coaching voltado para o gerenciamento de projetos

Tempo de leitura: 1 minuto

Entenda como funciona o processo de coaching quando se trata de gerenciamento de projetos. Este artigo está dividido em 5 partes, que você poderá acompanhar a cada semana

Fase 1 - Confiança

Fase 1 – Planejamento e Confiança

Composto de cinco fases distintas, o processo de coaching em gerenciamento de projetos tem na sua primeira fase, um encontro entre o cliente (gerente ou líder do projeto) e o coach para apresentações e explicações, tanto do processo quanto da logística que será adotada no decorrer da jornada de trabalho. É neste primeiro encontro que se estabelecem as diretrizes de trabalho, de planejamento e de confiança entre ambos.

Como diretrizes de trabalho, um contrato de confidencialidade é assinado, de forma a permitir que todos os assuntos que estejam inter-relacionados com as metas do cliente, possam ser explorados livremente durante as sessões. Caso o contratante do processo que será aplicado no cliente seja o RH da empresa, cabe ao coach ressaltar essa confidencialidade entre as partes.

Nesta fase, tal como no gerenciamento de qualquer projeto, o planejamento da estrutura de trabalho e da logística é consolidado, definindo-se de comum acordo, qual será o melhor dia da semana para os encontros, a duração, a forma de realização (presencial ou virtual) e como serão estruturadas essas sessões.

A confiança entre coach e cliente (coachee) começa a ser construída com o uso da mesma linguagem em gerenciamento de projetos, e vai se desenvolvendo ao longo do tempo, conforme aprendem que podem contar um com o outro e o relacionamento começa a dar resultados. A confiança também se consolidará com detalhes como a pontualidade das sessões, a objetividade dos questionamentos e a sinceridade das respostas.

É neste primeiro encontro que a explanação ao cliente de seu comprometimento deverá ser reforçada. Não nos referimos a um contexto de julgamento, nem à obrigação de “dar provas”, mas sim, apenas ao compromisso do cliente com a AÇÃO e o aprendizado.

Autor:

3 - DAVID - Informal
David Lourenço Filho coach

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *