Coaching e o gerenciamento de projetos: hora de definir metas

Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta série de reportagens sobre como funciona o processo de coaching quando se trata de gerenciamento de projetos, hoje você vai saber sobre o uso da ferramenta SMART

Fase 4 - Metas

Fase 4 – Definição das Metas

Definição das Metas inicia-se com um aprofundamento nas questões relacionadas aos projetos tidos como “projetos-problema” ou nas questões relativas ao desenvolvimento profissional com uma visão holística na função/papel do gerente/líder de projetos. Um planejamento estratégico se inicia a partir de metas definidas e escolhidas através de uma primeira e importante ferramenta, conhecida como SMART, desenvolvida por Peter Drucker, e amplamente utilizada como ferramenta para o desenvolvimento correto do escopo do projeto, bem como para testar a força de uma meta no processo de coaching.

Para que uma meta traga resultados extraordinários precisa ser criada de acordo com este acrônimo das palavras em inglês: Specific (Específica), Measurable (Mensuráveis), Attainable (Alcançavel), Relevant (Relevante) e Time bound (prazo determinado).

O coach ajuda a contextualizar uma meta e a batizá-la com “nome e sobrenome”, promovendo o acréscimo de detalhes, para que o cliente perceba o que ele realmente quer e aonde quer chegar. A meta precisa ser eSpecífica.

O próximo passo para o planejamento de uma meta vitoriosa é a definição do seu progresso, para que ambos, coach e cliente, saibam em que ponto estão durante o processo. Segundo Deming: “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. A meta precisa ser Mensurável.

Em algumas situações definimos objetivos inalcançáveis e não temos consciência disso, pois não nos questionamos sobre isso ao defini-los. Definir metas impossíveis só causará frustrações durante o processo, e é papel do coach evitar tais emoções. Uma boa meta precisa ser ousada, mas dentro dos limites da possibilidade. A meta precisa ser Alcançável.

Somos atraídos por situações e objetivos que nos dão prazer. Uma meta precisa ser atraente. Quando a lemos, devemos enxergar nossas profundas e sinceras motivações para alcançá-la, e os impactos positivos nas nossas vidas. A meta precisa ser Relevante.

O teste final será a temporalidade, com dia, mês, ano e se possível hora, para se alcançar o que foi definido, contextualizado, mensurado e trazido a realidade. Como na definição clássica de projeto, tudo, exatamente tudo, tem início, meio e fim.

A meta precisa ser factível no Tempo. Sob a orientação do coach, o cliente elabora neste instante um plano de ação para o desenvolvimento de suas metas. Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, fez uma afirmação com profundo significado:

“O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”.

Autor:

3 - DAVID - Informal
David Lourenço Filho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *